quinta-feira, 4 de junho de 2009

Usem filtro solar!


Tenho um agradecimento especial a fazer para a colega Laura: Obrigada pelo livro, pelas palavras de incentivo. Realmente me vi retratada nesta história.

Grandes conselhos os de Mary Schmich, autora do livro Filtro Solar. Creio mesmo que deveríamos encarar a vida desse modo: com alegria, esperança, gratidão e fé em Deus.

Essa história, assim como você previu, querida colega Laura, foi um incentivo a mais na minha caminhada como professora. Trouxe-me um alento, uma motivação a mais para eu não largar tudo e dizer a mim mesma: Para mim, chega!

Para ilustar o que digo, registrarei alguns trechos do texto:

"Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgrebra." (SCHMICH, 2004, p. 21-22)

"Todo dia enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo." (SCHMICH, 2004, p. 26)

"Não esqueça os elogios que receber. Esqueça as ofensas. Se conseguir isso, me ensine." (SCHMICH, 2004, p. 32-33)

"Faça o que fizer, não se autocongratule demais, nem seja severo demais com você. As suas escolhas têm sempre metade das chances de dar certo. É assim pra todo mundo." (SCHMICH, 2004, p. 45-47)

Enfim, são pequenos dizeres que, aparentemente, não são nada, mas que lidos no momento certo dizem tudo.

A nós professores fica a mensagem de que fazemos o que podemos com o que temos e vamos construindo um novo mundo aos pouquinhos. Decepções e alegrias sempre teremos, faz parte do ofício. O que nunca podemos esquecer é que: Qualquer pessoa pode ser médico, doutor ou dentista, mas sempre vai precisar de um professor. Sábias palavras, as de minha prima Débora KoralesKi. Nós somos insubstituíveis, todo o planeta precisa de um professor para aprender sua profissão. E, portanto, queridas colegas, usem muito filtro solar. Ele faz bem para a pele e nos deixa cem por cento.

2 comentários:

  1. Raquel, lamento muito tua saída. Mas não é isso que pode te derrubar. Tu tens talento e vontade de crescer. Portanto, continue firme, porque tu deves fazer um excelente trabalho. Qualquer coisa que precisar e eu puder ajudar, entre em contato. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Cassiano. Fiquei muito triste mesmo, mas nada pude fazer quanto a isso. Em relação ao meu trabalho com os alunos, sigo firme e aplico as idéias do Gestar, porque tenho vontade de renovar e sei que essa é uma saída.
    Abraço,

    ResponderExcluir